A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informa que a ampliação do horário de funcionamento do comércio de 10 horas diárias para 12 horas, anunciada pela gestão Doria nesta sexta-feira, 11/11, deverá contribuir para a recuperação da economia no fim deste ano.
A associação estava em contato com o governo paulista desde que o estado foi colocado na fase de alerta, a amarela, do plano de flexibilização da quarentena. A entidade pedia para que o governo reconsiderasse a limitação de horário.
Em nota divulgada após o anúncio da gestão Doria, a ACSP diz que seu entendimento é o de que, “quanto mais expandido for o horário de atendimento do comércio, menor será o fluxo de concentração de pessoas, resultando na diminuição do risco de contágio”.
Outro alerta feito pela entidade tratava das consequências econômicas das restrições ao comércio neste final de ano, a melhor época para as vendas. Na nota, ela afirma que “grande parte dos estabelecimentos comerciais está com os estoques altos de produtos e com baixo faturamento anual, fatores causados pela crise do coronavírus”.
A ACSP destaca que está disposta “a colaborar, orientando seus associados juntamente com as autoridades públicas e agentes da saúde, sobre as medidas de segurança que existem e são necessárias para minimizar os riscos do contágio da doença”. Mas que também continuar firme na luta para preservar os direitos dos comerciantes.