22 Jun 2020 - hHRS

Cadastro Positivo pode facilitar crédito e aumentar poder de compra


Cadastro Positivo é um banco de dados com registros de pagamentos, e operações de crédito, que você já fez ou está fazendo. Este banco é composto por informações de pagamentos do consumidor e formam um histórico de crédito que pode, em algum momento, ser usado para facilitar a contratação de crédito no mercado.

Apesar de aprovado em 2019, passou a vigorar em 2020, e pode ser consultado por bancos, prestadores de serviço ou comerciantes que contratem os serviços de um birô autorizado pelo Banco Central. Sendo assim, todas as entidades são obrigadas a enviar as informações para o Cadastro Positivo.

Hoje em dia o banco de dados conta com cerca de 120 milhões de registros de consumidores que possuem operações de crédito em instituições financeiras brasileiras.

Por quê usar?

Além de informar se você está adimplente ou inadimplente, o Cadastro Positivo também apresenta um score de crédito do consumidor.

Este score analisa a performance de crédito num sistema de pontuação, o que permite uma avaliação mais justa na aquisição de crédito, de acordo com seu perfil.

Benefícios

  • O cadastro é gratuito ao consumidor;
  • Avaliação mais justa de crédito: não utiliza somente as informações restritivas;
  • Oportunidade de se apresentar ao mercado como bom pagador: avaliação baseada no comportamento de pagamento;
  • Autonomia para negociar concessão de crédito;
  • Menos burocracia.

Saúde financeira

A receita de uma empresa ou organização pode sofrer grandes impactos com a inadimplência. Ainda, se estas não contam com um controle eficiente de seus fluxos de contas, sua rentabilidade pode cair.

Pra isso, é fundamental que seu negócio tenha uma rotina financeira controlada e automatizada. Assim, você aumenta a capacidade de se manter em dia com as suas obrigações legais, e pode até reduzir custos.

Sistema de Gestão Integrado

O controle financeiro e administrativo de uma entidade deve ser feito adequadamente, a fim de evitar surpresas que impactam a gestão de seu negócio.

Uma das ferramentas que pode tornar todo esse processo mais simples é um sistema de gestão online, que permita a integração de seus departamentos e disponibilize informações e relatórios automáticos. Isso garante aos gestores a capacidade de tomar decisões com segurança.

Pensando nisso, a Sophus Tecnologia integrou ao módulo SCA (Sistema de Controle Administrativo) a possibilidade do compartilhamento de dados referentes ao Cadastro Positivo da entidade.

Como fazer?

Para solicitar a ativação do Cadastro Positivo no módulo SCA, sua entidade deve entrar em contato com a Boa Vista SCPC e solicitar os dados de acesso necessários para homologação. Assim que a entidade receber este retorno, deve entrar em contato com a Sophus, no email suporte@sophus.com.br, solicitando esta liberação e informando os dados recebidos.

Esta ativação é gratuita para entidades que já utilizam o módulo SCA.

Caso sua entidade não utilize este módulo, você pode pedir um orçamento para implantação no email comercial@sophus.com.br ou entrar em contato pelo 19 3437-5000.

Associados

A Sophus também está desenvolvendo o compartilhamento dos dados dos associados (credores e faturas) e, assim que estiver disponível, enviaremos um informativo com novos detalhes a todos os nossos clientes.

Fonte: Sophus Tecnologia

Imagem: 8212733 em Pixabay

Voltar