17 Jan 2020 - hHRS

Como economizar ao contratar plano de saúde


Ter um plano de saúde é um desejo de muitos brasileiros, e os cuidados com a saúde estão entre os principais gastos de uma família se ela tiver de arcar com os pagamentos de um plano familiar ou individual.

Mas saiba que é possível cuidar da saúde sem comprometer totalmente o orçamento familiar. Para isso, é importante conhecer melhor os planos de saúde e escolher um cujo preço caiba no bolso. Vem que a gente ajuda nessa missão!

Pesquisa de preços e operadoras

Dá para pesquisar valores de mensalidade e opções de planos médicos antes de fazer a contratação de um plano individual ou familiar. A Agência Nacional de Saúde (ANS) disponibiliza uma ferramenta online que ajuda na pesquisa, comparando os tipos de planos, cobertura, rede credenciada e mensalidade.

Defina quais serviços você precisa e onde

Para diminuir o valor do plano de saúde individual ou familiar é bem importante saber quais tipos de serviço você realmente precisa. Por exemplo, se o plano só será utilizado por homens, você pode excluir da cobertura os serviços de obstetrícia, por exemplo, o que pode baratear a conta.

É importante também definir a abrangência geográfica, ou seja, em que lugares do país você terá cobertura. Se você raramente viaja, pode contratar um plano de saúde com cobertura só no município no qual reside, que é mais barato.

Se um dia for viajar, pode fazer a adesão a um seguro de assistência viagem, que dará coberturas caso precise de atendimento médico ou hospitalar (tomara que não precise!).

Para ajudar na escolha do plano de saúde, faça as seguintes perguntas:

  • Quais hospitais eu sempre vou?
  • Tenho alguma condição médica que exige acompanhamento?
  • Com qual frequência eu vou ao médico?
  • Vou incluir dependentes no plano?
  • Os dependentes do meu plano necessitam de cuidados especiais?
  • Minha família tem histórico de alguma doença específica?

Atenção aos detalhes

Ao decidir pelo plano de saúde, saiba que cada escolha influencia diretamente no preço. Se optar por enfermaria na internação, o valor será inferior ao de acomodação privada, por exemplo.

Coberturas

Conforme a cobertura que você escolher, a mensalidade sobe ou desce. Escolha a que mais se adequa a você, à sua família e ao seu orçamento doméstico.

  • Ambulatorial: dá direito a consultas, inclusive pré-natal, exames e cirurgias sem internação;
  • Hospitalar com ou sem obstetrícia: além da cobertura ambulatorial, tem internação hospitalar e UTI. Se a opção for com obstetrícia, estarão incluídos pré-natal, parto, assistência ao recém-nascido e complicações pós-parto;
  • Referência: é o mais completo e o mais caro. Cobre todos os procedimentos do ambulatorial e do hospitalar;
  • Odontológico: cobre procedimentos exclusivamente odontológicos.

Utilize com bom senso

Saúde é o que mais importa, e é fundamental se prevenir sempre. Mas também é bom saber  que  fazer com consultas e exames frequentes de maneira desnecessária pode acabar pesando no bolso. Isso porque, na hora do cálculo de reajuste, as operadoras podem levar em conta a frequência de uso dos serviços. Portanto, utilize o seu plano com bom senso!

Para mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook e acesse o site consumidorpostivo.com.br

Voltar