07 Jul 2020 - hHRS

Franchising dribla pandemia com feira de negócios virtual


A pandemia adiou ou até cancelou diversas feiras de negócios que aconteceriam esse ano por motivos óbvios.

Mas, em tempos em que a low touch economy (ou seja, que não dependem de contato direto entre vendedores e clientes), modelo de negócio que vem crescendo nos últimos anos (e deve definir a vida pós-covid-19), vale até promover um encontro virtual para aproximar redes de franquias de futuros franqueados. 

Essa é a proposta da inédita Feira Virtual de Franquias, que será realizada nesta quarta-feira (08/07), em São Paulo. Para quem procura um negócio para investir, a participação é gratuita: basta se cadastrar no site e escolher as marcas com as quais se identifica e realizar uma reunião virtual no dia e horário agendado. 

Já para as marcas, o formato é "acessível", segundo a organização, e permite redução de custos como deslocamento e montagem de estandes. Mais de 60 redes de diversos segmentos participam, como Acquazero, Bob's, Baby Duck, Fini, FunShoes, Emagrecentro, Mary Help, Home Angels, Jan Pro, Lazer Spa, Maybelline New York, Mexidinho, Oggi Sorvetes, Bar do Alemão, Tico's Burguer e Não+Pelo, entre outras.  

LEIA MAIS:  Linha de crédito para franquias terá juros a partir de 0,83%

Na feira, será possível realizar, através da plataforma Zoom, conferências on-line com os franqueadores, e reuniões com os consultores das marcas, que estarão 100% disponíveis para explicar tudo sobre o negócio, afirma Ricardo Branco, especialista em franchising e diretor executivo da feira.

Até o momento, há mais de 2 mil cadastros de interessados em adquirir uma franquia. "A ideia ao desenvolver o modelo é conectar investidores e marcas para que os negócios possam continuar sua expansão”, destaca.

Com formatos que se adaptam ao atual momento, como nanofranquias (investimentos até R$ 20 mil), microfranquias (até R$ 90 mil), home office e delivery, direcionadas principalmente às pessoas que pretendem empreender e gerar renda, a feira também trará redes com investimentos que chegam a R$ 1 milhão.

Ao ser perguntado qual o perfil esperado desses futuros investidores em meio à crise econômica provocada pela pandemia - visto que só em abril o setor recuou 48,2%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) -, Branco afirma que o mundo das franquias "atua de forma à parte" em períodos de crise. 

"O cenário de franquia sempre foi positivo, possibilitando a muitas pessoas realizarem seu sonho de empreender ou trabalharem de forma autônoma", afirma. "Neste novo cenário, acreditamos não ser muito diferente: é claro que o momento é um mais profundo, porém as oportunidades são muito grandes."  

Como desafios no atual cenário, Branco aponta o pioneirismo, para ajustar todos os detalhes tecnológicos e permitir que o evento ocorra de acordo com o previsto. Em segundo, de mostrar as vantagens em participar de um evento no conceito da low touch economy, com a aceleração digital desse tipo de participação. 

Entre elas, ele lista segurança, economia em viagens, não necessidade de deslocamento, nem hospedagens, alimentação, despesas com material e estandes, e a eficiência do marketing cooperado para captar interessados. Principalmente em um momento onde a tendência é de reinvenção.    

"Esse talvez seja o maior desafio, pois ainda existem muitas pessoas que não estão acostumadas às novas técnicas e novas ferramentas digitais", destaca.   

A expectativa com essa primeira edição, em São Paulo, é de movimentar R$ 1 milhão em negócios, segundo os organizadores. Já as próximas devem acontecer no próximo dia 22, em Belo Horizonte  (MG), e 29/07, no Rio de Janeiro (RJ). Para mais informações e inscrições, acesse o site do evento. 

Voltar