O Banco Central informou nesta quarta-feira, 12/08, por meio de nota, que o PIX - o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos - contará com a ferramenta "PIX Agendado". Por meio dela, será possível agendar nos bancos um pagamento instantâneo em data futura.
O PIX é um sistema que permitirá pagamentos e transferências bancárias 24 horas por dia, 7 dias por semana. Segundo o BC, a expectativa é de que as transações sejam liquidadas em menos de 10 segundos.
O PIX será uma alternativa para ferramentas de transferência como DOC e TED.
LEIA MAIS: Em dois meses, pagar uma conta será um processo muito mais simples
Nesta quarta, o BC informou que instituiu oficialmente o arranjo de pagamentos PIX e aprovou seu regulamento. "O BC é responsável pela definição das regras do arranjo e pela implantação e operação da infraestrutura única e centralizada de liquidação e da base de endereçamento de dados, igualmente única e centralizada", registrou a autarquia.
De acordo com o BC, "o início do cadastro de Chaves PIX (número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail), que facilitam a identificação do recebedor, se dará em 5 de outubro de 2020".
A autarquia reafirmou ainda que o início da operação plena está marcado para o dia 16 de novembro deste ano. "A elaboração do regulamento contou com a participação dos agentes de mercado e dos potenciais usuários, por meio de discussões no âmbito do Fórum PIX e da Consulta Pública nº 76", afirmou o BC.
"O BC analisou as contribuições recebidas e promoveu ajustes, buscando aprimorar o conjunto de regras que regem o funcionamento do PIX para possibilitar a construção de um meio de pagamento eficiente, seguro, inclusivo, competitivo e capaz de acomodar os mais diversos casos de uso."
IMAGEM: Thinkstock