O comércio varejista de bebidas tem se destacado entre os pequenos negócios. Nos últimos 12 meses, as vendas desse segmento cresceram 10,5% segundo pesquisa da plataforma on-line de crédito Gyra+.
Outro destaque positivo no período foi o comércio de brinquedo e artigos recreativos, com avanço de 8,6%. Com as aulas suspensas por causa da pandemia, os pais tiveram de encontrar formas de distraí-las em casa, aquecendo esse segmento.
Assim como aconteceu com o segmento de reparação e manutenção de TI e comércio varejista de peças para aparelhos eletrônicos, que cresceu 4,6%, provavelmente estimulado pelo home office.
Por outro lado, restaurantes e similares foram os negócios que mais sofreram durante o período, com queda de -5,7% nas vendas. A necessidade de isolamento social por conta da pandemia prejudicou fez muitos estabelecimentos desse segmento fecharem as portas definitivamente.
Os dados fazem parte do indicador GyraTrends, que mede a variação média das vendas nos últimos doze meses das empresas de pequeno porte.