Se você tá no sufoco mas foi contemplado no consórcio, dá pra sacar em dinheiro o crédito! Antes, não dava pra fazer isso, porque você obrigatoriamente, precisava usar o valor pra comprar o bem ou serviço para o qual você fez o consórcio.
Mas, por conta da crise trazida pela pandemia da Covid-19, o Banco Central, que emitiu uma circular específica sobre o assunto, agora permite o saque em dinheiro temporariamente.
Se a sua situação ficou complicada nessa pandemia e você acabou de ser contemplado em um consórcio, é uma boa dica analisar se não vale mais a pena sacar o dinheiro em vez de comprar o que queria antes.
Antes, a gente explica certinho pra você como tudo funciona. Vem com a gente!
Você pode solicitar o valor do crédito em dinheiro se já teve a sua conta contemplada ou se for contemplado até 31 de dezembro de 2020. Mas olha, também é preciso ter pago certinho as cotas de consórcio e ter cumprido todas as obrigações com o grupo e com a administradora do consórcio, senão não rola!
Pra conseguir sacar o dinheiro você deve entrar em contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa de consórcio e fazer a solicitação.
A maioria das empresas de consórcio vem optando em fazer o pagamento por meio de crédito em conta de depósitos ou em conta de pagamento de titularidade do dono da cota contemplada.
Algumas das administradoras de consórcio têm feito o pagamento da cota contemplada bem rápido.
O prazo normal é de 180 dias da contemplação ou do fim do grupo para fazer o pagamento em dinheiro, conforme a norma que vigora nos consórcios.
Assim, se você está com uma cota contemplada, o ideal é dar aquela conversada com a administradora do seu consórcio pra saber qual o tempo para receber em dinheiro, conforme a nova determinação do Banco Central.
O ideal é que antes mesmo de receber o valor da cota contemplada do consórcio você já saiba como usar o dinheiro. Se decidir comprar o bem ou contratar o serviço que queria quando fez o consórcio, pode começar a pesquisa no mercado para realizar esse sonho. Outra boa opção é guardar o dinheiro numa aplicação enquanto aguarda o melhor momento para a compra.
Agora, se a situação tá bem complicada (tomara que não!) e você precisa do dinheiro da cota contemplada pra pagar as contas do dia a dia, também pode, mas é importante que faça um planejamento para que o dinheiro renda e não acabe rapidinho.
Faz aquela boa e velha planilha de orçamento pra saber quanto precisa mensalmente pra pagar as despesas! A Boa Vista te ajuda, é só baixa o nosso modelo de planilha grátis!
Se você já tá com algumas contas atrasadas, é bom priorizar o pagamento das de serviços para não correr o risco de ter sua água, luz ou telefone cortados, ok?
Pra mais informações e dicas de Educação Financeira e Orçamento Doméstico siga a Boa Vista no Facebook!